APRESENTANDO UM SEMINÁRIO ACADÊMICO
O QUE NÃO DEVEMOS FAZER?
Embora não seja eu um especialista no assunto “seminários acadêmicos”, procuro observar bastante as apresentações dos colegas em sala de aula, e passei a notar que alguns erros são extremamente recorrentes. Considerando que, especialmente para o curso de Pedagogia, a desenvoltura à frente de uma sala de aula é requisito importantíssimo na formação do profissional e na qualidade do seu trabalho, venho aqui citar os erros mais comuns para que possamos interpretar suas causas e conseqüências, e, quem sabe, superá-los com mais facilidade.
1º Erro:
- Acontece com muita freqüência, é quando o aluno fala “desculpa eu estou nervoso...” : esta fala vem, invariavelmente, após algum esquecimento, gagueira ou algo parecido. Agora pense bem, quando você está nervoso, todos irão notar, não precisa falar, e caso as pessoas ainda não tenham notado, notarão a partir daí. Além disto, nervosismo é próprio de quem não está dominando o assunto, pois jamais você irá ficar nervoso se estiver falando, por exemplo, da sua vida, já que ninguém domina melhor este assunto que você mesmo. Falando que está nervoso, você estará dando ao professor o motivo que ele precisa para baixar a sua nota.
2º Erro:
- As “lacunas mudas”: é horrível, um aluno está falando, e quando termina seu texto, sai de cena correndo, sem anunciar o próximo aluno que irá falar, dá uma sensação que ele está escapando de uma guilhotina. Acontece em praticamente todas as equipes. Portanto, ao acabar o seu texto, anuncie o próximo colega que irá falar, e, se possível, anuncie também o assunto dele.
3º Erro:
- O “segmentário”: neste caso, apesar da apresentação ser em equipe, o aluno inicia ou conclui sua fala com uma das seguintes frases:
- a minha parte é.... ; ou – eu fiquei com tal parte...; ou ainda - essa foi a minha parte.
Agora vejamos, estas frases indicam que você tem bem pouco, ou nenhum compromisso com a parte dos outros, ou seja, com o assunto como um todo. Em lugar destas frases, é preferível dizer:
- eu vou falar sobre...; ou – continuando o assunto, vamos falar agora de....
4º Erro:
- O “remendo”: este também é horrível, é quando o aluno termina a sua fala e fica interrompendo a fala dos colegas que falam em seguida, para dizer coisas que esqueceu de dizer quando expôs o seu assunto. Em primeiro lugar é falta de ética, pois interrompe a fala do colega, abordando um assunto que, cronologicamente já passou, e em segundo, demonstra que ele não tem nenhum compromisso com o grupo, está apenas preocupado com aquilo que ele teria a dizer. Além disto, um seminário não tem a obrigação de falar todos os detalhes de um determinado assunto, pois, normalmente, os assuntos abordados são longos e complexos, e o detalhismo contribui apenas para tornar a aula enfadonha e dificultar a assimilação do assunto por parte dos colegas. Para evitar esta gafe, quando terminar a sua fala, apenas abra a boca para responder questionamentos que forem feitos em relação ao assunto exposto por você.
5º Erro:
- Ficar olhando para o professor: quando você está apresentando um assunto, o professor é você, esqueça que existe um professor na sala, caso você deixe de falar alguma coisa importante, ou fale algo errado, não tenha dúvidas de que o professor irá interromper a sua fala. Além do mais, olhando para o professor você muitas vezes causa um constrangimento duplo, primeiro para o professor, que se sente acuado e fica só balançando a cabeça, segundo para os alunos, que sentem que estão lá só para fazer número, uma vez que sua intenção não é passar o assunto para eles, e sim obter a nota dada pelo professor. Olhando para o professor, muitas vezes dá a impressão que o aluno está pedindo desculpas pelas bobagens que está falando. Para evitar esta gafe, você deve fixar seu olhar em algo ou alguém que te passe confiança, e ponha-se a falar sobre o assunto, você adquire confiança em si mesmo e atenção dos alunos.
6º Erro:
- Ler para a turma o material indicado pelo professor: Este é constrangedor, o aluno não se dá o trabalho sequer de fazer um resumo, começa a ler o material que o professor indicou, muitas vezes durante a própria leitura é possível notar que ele ainda não havia lido o texto. Uma vez uma colega falou algo muito interessante quando aconteceu uma gafe destas na sala, ela disse “se é pra ler, eu leio em casa..” e saiu da sala. Portanto, não leia, porém se é o seu único recurso, faça ao menos um resumo.
7º Erro:
- Corrigir o colega que está falando: mesmo que você seja o Papa do assunto, e que seu colega não saiba nem o que está falando, não o interrompa, sobretudo para corrigi-lo, isto demonstra uma falta de sintonia na equipe, e tira a credibilidade na fala do colega. Você pode estar pensando: ”mas o desempenho dele vai influenciar na minha nota, no caso da nota ser dada por equipe..”, eu concordo com seu pensamento, nesse caso só há uma coisa a ser feita, nunca mais fique na mesma equipe que ele.
8º Erro:
- Perguntar ao professor, “não é professor?”: já falei que durante a apresentação do seminário, o professor é você. Não pague este mico, até porque, normalmente, o professor não responde a sua pergunta mesmo.
Pois bem pessoal, esses são apenas alguns erros, porém, caso você tenha outros a relatar, é só colocar nos comentários que eu vou inserindo. Aquele abraço.
Embora não seja eu um especialista no assunto “seminários acadêmicos”, procuro observar bastante as apresentações dos colegas em sala de aula, e passei a notar que alguns erros são extremamente recorrentes. Considerando que, especialmente para o curso de Pedagogia, a desenvoltura à frente de uma sala de aula é requisito importantíssimo na formação do profissional e na qualidade do seu trabalho, venho aqui citar os erros mais comuns para que possamos interpretar suas causas e conseqüências, e, quem sabe, superá-los com mais facilidade.
1º Erro:
- Acontece com muita freqüência, é quando o aluno fala “desculpa eu estou nervoso...” : esta fala vem, invariavelmente, após algum esquecimento, gagueira ou algo parecido. Agora pense bem, quando você está nervoso, todos irão notar, não precisa falar, e caso as pessoas ainda não tenham notado, notarão a partir daí. Além disto, nervosismo é próprio de quem não está dominando o assunto, pois jamais você irá ficar nervoso se estiver falando, por exemplo, da sua vida, já que ninguém domina melhor este assunto que você mesmo. Falando que está nervoso, você estará dando ao professor o motivo que ele precisa para baixar a sua nota.
2º Erro:
- As “lacunas mudas”: é horrível, um aluno está falando, e quando termina seu texto, sai de cena correndo, sem anunciar o próximo aluno que irá falar, dá uma sensação que ele está escapando de uma guilhotina. Acontece em praticamente todas as equipes. Portanto, ao acabar o seu texto, anuncie o próximo colega que irá falar, e, se possível, anuncie também o assunto dele.
3º Erro:
- O “segmentário”: neste caso, apesar da apresentação ser em equipe, o aluno inicia ou conclui sua fala com uma das seguintes frases:
- a minha parte é.... ; ou – eu fiquei com tal parte...; ou ainda - essa foi a minha parte.
Agora vejamos, estas frases indicam que você tem bem pouco, ou nenhum compromisso com a parte dos outros, ou seja, com o assunto como um todo. Em lugar destas frases, é preferível dizer:
- eu vou falar sobre...; ou – continuando o assunto, vamos falar agora de....
4º Erro:
- O “remendo”: este também é horrível, é quando o aluno termina a sua fala e fica interrompendo a fala dos colegas que falam em seguida, para dizer coisas que esqueceu de dizer quando expôs o seu assunto. Em primeiro lugar é falta de ética, pois interrompe a fala do colega, abordando um assunto que, cronologicamente já passou, e em segundo, demonstra que ele não tem nenhum compromisso com o grupo, está apenas preocupado com aquilo que ele teria a dizer. Além disto, um seminário não tem a obrigação de falar todos os detalhes de um determinado assunto, pois, normalmente, os assuntos abordados são longos e complexos, e o detalhismo contribui apenas para tornar a aula enfadonha e dificultar a assimilação do assunto por parte dos colegas. Para evitar esta gafe, quando terminar a sua fala, apenas abra a boca para responder questionamentos que forem feitos em relação ao assunto exposto por você.
5º Erro:
- Ficar olhando para o professor: quando você está apresentando um assunto, o professor é você, esqueça que existe um professor na sala, caso você deixe de falar alguma coisa importante, ou fale algo errado, não tenha dúvidas de que o professor irá interromper a sua fala. Além do mais, olhando para o professor você muitas vezes causa um constrangimento duplo, primeiro para o professor, que se sente acuado e fica só balançando a cabeça, segundo para os alunos, que sentem que estão lá só para fazer número, uma vez que sua intenção não é passar o assunto para eles, e sim obter a nota dada pelo professor. Olhando para o professor, muitas vezes dá a impressão que o aluno está pedindo desculpas pelas bobagens que está falando. Para evitar esta gafe, você deve fixar seu olhar em algo ou alguém que te passe confiança, e ponha-se a falar sobre o assunto, você adquire confiança em si mesmo e atenção dos alunos.
6º Erro:
- Ler para a turma o material indicado pelo professor: Este é constrangedor, o aluno não se dá o trabalho sequer de fazer um resumo, começa a ler o material que o professor indicou, muitas vezes durante a própria leitura é possível notar que ele ainda não havia lido o texto. Uma vez uma colega falou algo muito interessante quando aconteceu uma gafe destas na sala, ela disse “se é pra ler, eu leio em casa..” e saiu da sala. Portanto, não leia, porém se é o seu único recurso, faça ao menos um resumo.
7º Erro:
- Corrigir o colega que está falando: mesmo que você seja o Papa do assunto, e que seu colega não saiba nem o que está falando, não o interrompa, sobretudo para corrigi-lo, isto demonstra uma falta de sintonia na equipe, e tira a credibilidade na fala do colega. Você pode estar pensando: ”mas o desempenho dele vai influenciar na minha nota, no caso da nota ser dada por equipe..”, eu concordo com seu pensamento, nesse caso só há uma coisa a ser feita, nunca mais fique na mesma equipe que ele.
8º Erro:
- Perguntar ao professor, “não é professor?”: já falei que durante a apresentação do seminário, o professor é você. Não pague este mico, até porque, normalmente, o professor não responde a sua pergunta mesmo.
Pois bem pessoal, esses são apenas alguns erros, porém, caso você tenha outros a relatar, é só colocar nos comentários que eu vou inserindo. Aquele abraço.