domingo, setembro 10, 2006

O QUE É UMA AMIZADE ?

É interessante pensarmos, por que, dentre tantas pessoas com as quais temos contato em nossas vidas, apenas algumas conseguem estabelecer conosco uma relação de amizade. O que teriam de especial essas pessoas? Qual requisito é necessário a alguém para ser chamado por outro de amigo? Pois bem, não tenho aqui a pretensão de responder a essas indagações, apenas gostaria de dissertar acerca do tema "amizade".
Ao longo de nossas vidas, conhecemos uma infinidade de pessoas, convivemos com algumas centenas ou milhares, mas apenas uma ou duas dezenas conseguem de nós a denominação de "amigos". Colegas temos muitos, mas pessoas que realmente ganham a nossa confiança são pouquíssimas, amigos de verdade então, podemos contar nos dedos. Gosto de fazer retomadas rápidas de fatos e fases da minha vida, e vez por outra me deparo com uma situação assim, pessoas que passaram de simples desconhecidos à condição de amigos, aí vejo como é mágica essa energia química que une os amigos. Podemos pensar que temos um perfil estabelecido para adequar a pessoa às nossas pretensões, mas se pararmos para analisar, nossos amigos não possuem perfis semelhantes, muito pelo contrário, alguns deles possuem características diametralmente opostas às dos outros. Nesse caso, fica provado que realmente trata-se de uma questão de química, de astros, de alguma coisa não palpável que emana de alguns seres especiais e irradiam um feixe de luz na direção de outro. Amigo é aquele que entende, é aquele que aceita os nossos erros, pois nos conhece melhor que nós mesmos. Amigo é aquele que ajuda, é aquele que conversa, pois está sempre disponível para nos ouvir. Amigo é aquele que conforta, é aquele que ampara, pois sabe que todos temos nossas fraquezas, mas sabe também que todas as dificuldades podem ser superadas, sobretudo com a ajuda de quem confiamos. Amigo é aquele que gosta de graça, não nos pede nada em troca, nem mesmo compreensão. Amigo é aquele que aceita as diferenças, pois sabe que todos somos diferentes, e é isso que nos leva a crescer como pessoas. Enfim, amigo é aquela pessoa que chora o nosso choro, que sorri o nosso sorriso, é alguém muito especial que Deus nos enviou para juntos enfrentarmos as desventuras diárias, e juntos também desfrutarmos dos prazeres da vida, pois Ele sabe que ninguém vence uma guerra lutando sozinho.

2 Comments:

Blogger Jorge P.G. said...

Inteiramente de acordo!
Amigo é ser tudo isso, é dar sem esperar receber nada em troca.
O verdadeiro amigo consegue ler nos nossos olhos o momento em que precisamos de seu apoio.
É tudo o que você bem afirmou.

Por isso é que amigos amigos, há muito poucos!

Pra muita gente, ser amigo dá muito trabalho!...
O egoísmo humano terá que diminuir ou, um dia desses, o homem viverá e morrerá só encerrado em suas cavernas da era moderna.

Um abraço
Jorge G - Lisboa

3:45 PM  
Blogger zenayra said...

Concordo plenamente com vc.
Eu valorizo muito uma amizade verdadeira!
Quero q vc escreva um texto pra mim.
Capriche....

12:57 PM  

Postar um comentário

<< Home

  • Assine meu Livro
  • Site de busca
  • Comprar