quinta-feira, janeiro 25, 2007

A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO INTEGRAL PARA A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE CIDADÃ


"GARANTIR A PERPETUAÇÃO DO SORRISO DAS CRIANÇAS ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO É DEVER DE TODOS NÓS". BV



RRV & PPT
O presente estudo busca analisar a importância da chamada Educação Integral para a formação daquilo que podemos chamar de Identidade Cidadã do aluno. Entretanto, para apresentarmos o tema com propriedade, faz-se necessário inicialmente, entendermos os conceitos de Educação Integral e Identidade Cidadã que serão utilizados.
Educação Integral, termo bastante difundido nos dias atuais, refere-se basicamente à idéia de uma educação sendo oferecida em um período maior de tempo que as quatro horas atualmente ofertadas pela grande maioria das instituições escolares de nosso país, contudo, a palavra integral neste caso, tem uma dupla função dentro do conceito, que seria não só a de definir o período maior de permanência do aluno no ambiente escolar, mas também definir a formação do aluno de uma forma integral, completa, total. Por Identidade Cidadã, podemos entender justamente essa formação completa do aluno na condição de cidadão, que seria exatamente quebrar o paradigma da escola que ensina apenas o conteúdo de sua grade curricular, mas que, utilizando-se desse tempo adicional concedido pela prática da Educação Integral, procura formar o cidadão, cunhado em uma assimilação das práticas sociais corretas do ponto de vista moral e ético da sociedade, através da convivência harmoniosa e enriquecedora com os seus pares, guiado por uma proposta pedagógica bem elaborada e eficaz.
O desenvolvimento do trabalho se dá inicialmente com uma pesquisa bibliográfica onde é feito o estudo histórico das origens da idéia de Educação Integral no mundo e no Brasil, enfatizando os escritos de educadores nacionais que vislumbraram a possibilidade de implantação desse sistema educacional em nosso país e defenderam que esta seria a melhor maneira de formar o aluno dentro de uma concepção de completude diante das regras do sistema social vigente. Em sequência, são expostas algumas instituições educacionais brasileiras que utilizam a educação integral na formação de seus alunos, assim como alguns países que implantaram o sistema e os resultados obtidos.
Através da execução de pesquisas de campo realizadas em escolas da região metropolitana do Recife que praticam a Educação Integral, e com a utilização de técnicas de coleta de dados tais como: entrevistas, filmagens e observações participantes, buscamos assimilar as transformações ocorridas na vida dos agentes diretos e indiretos deste processo, que seriam os alunos, seus familiares, os professores, a direção e demais funcionários da escola, bem como toda a comunidade no seu entorno, procurando identificar os benefícios que este sistema traz para a formação da cidadania do aluno.
Dessa forma, o projeto procura contribuir para a ampla discussão do tema, em busca de soluções, através da educação, para a situação social deteriorada que se encontram hoje as nossas cidades, sobretudo as grandes metrópoles.
Acreditando no pressuposto de que, só através da educação, poderemos mudar o quadro social atual, que apresenta sérios distúrbios no que se refere, sobretudo, às atitudes de membros da sociedade que não respeitam as regras impostas para a convivência em grupo, ultrapassando o limite dos direitos alheios, procuramos realizar um levantamento da efetiva situação das instituições escolares que trabalham em regime integral, buscando identificar o crescimento social dos alunos beneficiados por esta prática, alicerçados pelo conceito de Identidade Cidadã, que se difundiu sobremaneira nos últimos anos, procurando refletir um clamor da sociedade constituída em busca de uma formação educacional que leve o aluno a uma organização moral que o conduza ao convívio social amplo, através de um harmonioso desempenho dos diversos papéis sociais que serão postos para ele ao longo da sua vida.
A elaboração do presente projeto apresenta como principal objetivo identificar os benefícios que a Educação em horário integral traz para a formação do aluno como cidadão, ser plural, buscando avaliar a importância da prática das diversas atividades pedagógicas aliadas à convivência social mais ampla na constituição do caráter do aluno, para que no futuro, o mesmo possa portar-se dentro do contexto social da forma como toda a sociedade espera.
Iniciaremos aqui uma reflexão sobre o tema proposto para o projeto. Como já explícito anteriormente, enfocaremos uma discussão em torno da prática da Educação Integral, buscando contextualizá-la desde seu surgimento até os dias atuais tentando relacionar a teoria para sua implementação e a sua vigência nas escolas que optaram por este ideal, com o intuito de identificar a sua contribuição para a formação da identidade cidadã do aluno brasileiro.
Apontaremos motivos que nos levam a acreditar no sucesso destas escolas e na importância de sua expansão. Analisaremos também os fatores que podem contribuir e os que podem dificultar este processo. Criar uma escola de tempo integral não significa manter os alunos por dois períodos enclausurados em sala de aula tendo acesso apenas a conteúdos didáticos. Ela deve ser pautada em uma proposta multidisciplinar que ofereça ao indivíduo condições necessárias para seu completo desenvolvimento.
Em seu projeto devem incluir-se atividades diversificadas e dirigidas realizadas em outros tipos de espaços de aprendizagem além do ensino em sala de aula. Visam o aprimoramento intelectual e cultural destes alunos sendo benéficas também ao corpo e à saúde trabalhando seus aspectos motor, afetivo e cognitivo. Este trabalho garantirá aos beneficiados uma construção de aprendizado muito mais ampla onde o tempo será bem aproveitado para estudar e brincar.
Estarão seguras em um espaço construído para atender pelas necessidades. O tempo extra-escolar antes livre, sem nenhum tipo de orientação, será diminuído e muitas serão as crianças poupadas de seguirem um caminho não desejado pelos familiares e pela sociedade.
Os pais que exercem atividades profissionais fora de casa, contarão com a certeza de que seus filhos estarão sendo bem cuidados.
A idéia recente de Educação Integral desenvolveu-se a partir do movimento escolanovista baseado na corrente filosófica pragmatista, cujo maior autor foi John Dewey. O movimento da Escola Nova ocorrido no início do século XX procurava identificar a nova face que a escola urbana deveria apresentar para ajustar-se às necessidades das massas populacionais concentradas devido ao crescente processo de industrialização mundial. Essas idéias levaram à idealização de uma escola que tivesse o foco não só na transmissão dos conhecimentos didáticos, mas sobretudo na formação do indivíduo como ser completo, proporcionando ao mesmo, melhores condições de se inserir no contexto social de sua época. No mundo inteiro, a concepção de Educação Integral conseguiu influenciar na criação de instituições adeptas deste sistema, que já pelos nomes que adotaram, procuram enfatizar a razão precípua de sua existência, dentre elas , podemos destacar: a "escola universitária" nos Estados Unidos; as "casas das crianças" na Itália; as "escolas de vida completa" na Inglaterra; as "comunidades escolares livres" e os "lares de educação no campo" na Alemanha; a "casa dos pequenos" na Suíça; a "escola para a vida" na Bélgica, além da experiência bem-sucedida ocorrida em Cuba, onde se combinam estudo e trabalho, não separação entre trabalho manual e trabalho intelectual, teoria e prática. Estimula-se o regime de semi-internato, principalmente no campo.
No Brasil, a educação se impôs como uma condição necessária ao desenvolvimento junto com a república.
Em 1932 foi publicado o manifesto dos pioneiros da Educação Nova que conseguiu a inclusão de um artigo específico sobre a educação na Constituição Brasileira de 1934. O primeiro plano nacional de educação surgiu em 1962 já na vigência da primeira Lei de Diretrizes Básicas da Educação Nacional.
A educação integral, especificamente, surgiu no meio de práticas anarquistas e integralistas decorrentes das décadas de 1920 e 1930. O anarquismo no Brasil ganhou força com a imigração de trabalhadores europeus nos fins do século XIX e início do século XX e derivou-se principalmente da literatura e experiências socialistas européias. Expandiu-se entre o operariado. Neste mesmo período, escolas modernas foram abertas em várias cidades brasileiras ao mesmo tempo em que o movimento da Escola Nova desenvolvia-se no país.
Este ideal foi pensado principalmente por Anísio Teixeira que elaborou seus princípios conceituais e práticos e por Darcy Ribeiro que implementou o projeto dos Centros Integrados de Educação Pública (CIEP´s) no Rio de Janeiro, que além de atender as necessidades mais básicas das crianças oferecia também cuidados maternos e de moradia.
Anísio Teixeira deu uma importante contribuição para a educação brasileira marcando-a entre os anos de 1920 e 1960. Pensou sobre uma concepção de educação, de homem, de sociedade e de conhecimentos vinculando-se assim a área da Filosofia da Educação. Consciente da necessidade de se mudar a Escola Nacional foi um integrante do movimento educacional renovador brasileiro espelhado no escolanovismo difundido na Europa e EUA. Os participantes do movimento da Escola Nova desejavam a igualdade entre os homens e o direito de todos à educação através de um sistema público de ensino além da ruptura com os padrões tradicionais e a integração do indivíduo à sociedade tornando-o capaz de questioná-la e dela participar como um cidadão democrático, consciente e autônomo para resolver seus próprios problemas.
Anísio caracterizou-se por um humanismo tecnológico defendendo a democracia e a ciência. Foi influenciado principalmente pelos ideais de John Dewey e de Durkheim. Acredita que a escola deve educar e não instruir apenas, formar homens livres e não homens dóceis, preparar o indivíduo para um futuro incerto vivendo com mais inteligência, tolerância e felicidade. Deve ser um local onde as crianças possam viver, tendo bons exemplos para construir atitudes aceitáveis e senso crítico. Afirmava: " o homem educado é aquele que sabe ir e vir com segurança, pensar com clareza, querer com firmeza e agir com tenacidade".
Ao defender uma escola democrática vê na confiança mútua entre professor e aluno uma característica essencial para o bom desenvolvimento do ensino-aprendizagem.
Anísio Teixeira foi o pioneiro na implantação de escolas públicas no país e defendeu o ideal da escola de tempo integral como fator primordial para reconstrução da educação. Segundo ele, a escola pública deveria ser garantida a todos os cidadãos até a universidade.
Em 1950 fundou em Salvador a Escola Parque, uma tentativa de implantação do modelo por ele defendido que serviu de exemplo para outras instituições integrais posteriores, como os CIEP´s. Estes centros integrados de educação pública, foram idealizados por Darcy Ribeiro para funcionarem em horário integral como centros culturais dinâmicos e civilizatórios buscando atender à população de baixa renda.
Darcy Ribeiro, etnólogo, antropólogo, professor, educador, ensaista e romancista, aliou-se a Anísio Teixeira, de quem se considerava discípulo, na defesa da escola pública gratuita e de qualidade. Acredita que a educação é o melhor meio para se atingir a transformação social. Preocupou-se com os índios e com a educação primária. Para o ensino médio criou um novo padrão de escola oferecido por ginásios públicos. Para a educação superior defendeu a "universidade necessária" e não esquecendo-se dos professores, idealizou o ISE´s, Institutos Superiores de Educação, voltados para formação deste profissional. Tendo participado também do movimento da Escola Nova, via na escola de tempo integral um meio destinado à instrução, orientação artística, desenvolvimento de ciências, assistência médica, odontológica, alimentares e de práticas diárias orientadas.
Embora não concluído o processo e não dada a devida continuidade para seu funcionamento, verificamos, hoje, uma tendência em resgatar estes ideais trazendo-os para a prática das escolas públicas.
A Lei das Diretrizes e Bases da Educação (LDB) prevê um progressivo aumento na jornada escolar para o regime de tempo integral (art. 34 e 87).
A educação integral, construída dentro de um tempo ampliado e organizado para atender a todas as necessidades da criança, será desenvolvida a partir da tomada de consciência da importância de se articular uma parceria entre o estado e a sociedade civil na busca por uma escola pública de qualidade formadora de cidadãos preparados para a vida. A articulação da escola com ONG´s tem sido também bastante positiva, visto que, estas dão importância aos valores culturais e buscam o desenvolvimento integral dos indivíduos envolvidos neste processo. A família e a comunidade são outros elementos fundamentais para a integração do aluno com o meio de maneira global e satisfatória. Tenta-se atender necessidades sociais dentro da escola. Deve ser regida por um projeto pedagógico rico em atividades que permitam o desenvolvimento da autonomia individual trabalhando as múltiplas dimensões envolvidas. Faz-se necessário para sua execução um quadro qualificado de profissionais em constante capacitação que terá um aumento salarial como fator estimulante.
Temos consciência da importância da educação para o desenvolvimento de um país. E é neste contexto que defendemos a implantação e ampliação de escolas de tempo integral. O processo não é fácil e exigirá mudanças radicais no contexto sócio-político-econômico atual. No entanto, é possível, principalmente quando houver a conscientização de que somente uma escola de qualidade, formadora de cidadãos garantirá o progresso da nação. Na prática, constatamos ser ainda longínquo o acesso igualitário para todos à educação pública. Além dos poucos investimentos e a carência de estruturas físicas adequadas para atender às crianças, alguns críticos acreditam não ser papel da escola a ampliação de atividades dirigidas para o aprendizado e que o estado se desvincularia de sua responsabilidade caso houvesse apoio de investimentos privados. No entanto, sabemos que a qualidade só será alcançada com o aumento de investimentos afim de que estas instituições tornem-se modelos para que possam atender satisfatoriamente a todos que dela necessitam.
Atualmente algumas escolas têm conseguido realizar o ideal da educação integral. Oferecem aos alunos um ensino contestador voltado muito mais para a transformação social do que para a simples transmissão cultural. Exemplos de Escola Integral no Brasil:
Rio Grande do Sul – Foi adotado o projeto "Escola de Tempo Integral" em agosto de 2004. Oferecem educação de qualidade no turno regular e oficinas pedagógicas no outro turno. Entendem seu aluno como um ser completo. Dispõem de profissionais capacitados, materiais didáticos. As crianças recebem três refeições diárias, e são atendidos cerca de 6500 alunos em 19 municípios;
Santa Catarina – adotado o projeto "Escola Pública Integrada (EPI)" em 128 escolas da rede pública. Atendem mais de 13 mil crianças por 08 horas diárias e a elas estão disponíveis três refeições além de disciplinas curriculares básicas, línguas, ciências, artes, esportes, etc.
Paraná :
Cidade de Cascavel – 08 escolas do município adotaram o horário integral. Atendem 3000 alunos, oferecendo a eles, aulas de teclado, ginástica rítmica, ética e cidadania, reforço escolar, educação ambiental, laboratório de ciências, matemática e português, artes marciais, dança, flauta, violão, capoeira, artes cênicas, brinquedoteca, videoteca, xadrez, informática e esportes.
Município de Apucarana – o "Programa de Educação em Tempo Integral" é obrigatório. São atendidos mais de 10000 alunos. O trabalho é feito no aspecto físico, psíquico, intelectual e social. Oferecem aulas de balé, karatê, capoeira, artesanato, jogos intelectuais, xadrez, higiene pessoal, musicalização, formação, formação humana, oratória para crianças, línguas estrangeiras, artes, literatura infantil, esportes, educação ambiental e três refeições diárias.
Município de Pato Branco (modelo) – mais de 40% do orçamento municipal são investidos em educação. Os indíces de aproveitamento escolar assemelham-se aos dos países de 1º mundo. A evasão é nula. Todas as escolas municipais participam do projeto lançado em 1996. 12457 alunos são atendidos, recebendo 04 refeições diárias, aulas de informática, inglês, dança, xadrez, artesanato, leitura, esporte, teatro, balé, artes culinárias, musicalização, centro de promoção humana infanto juvenil, etc.. Contam com a parceria de empresários e da comunidade assessorada pelos núcleos de qualidade.
São Paulo
Cidade de Americana – é oferecido ensino integral nos CIEP´s e aulas de arte de contar história, trançado, inglês, jogos de raciocínio e cooperação, educação para reflexão, modelagem, linguagem, desenho, ciência e vivência, xadrez, arte em expressão, música e teatro.
Minas Gerais – projeto "Aluno em Tempo Integral" lançado em janeiro de 2005. Começou como um projeto piloto em 10 escolas da região metropolitana de Belo Horizonte. Trabalham as disciplinas curriculares além das aulas de reforço, oficinas de artes, lazer e esportes.
Rio de Janeiro
Município de Araruama – 03 escolas adotaram o regime de tempo integral. Os alunos recebem 04 refeições, material escolar e de higiene além de aulas de informática, esportes, biblioteca e vídeos.
Município de Mesquita - Foi implantado o "Programa Segundo Tempo" por 05 bairros da cidade.
Município de Nova Iguaçu – adotado o "Projeto Bairro Escola" que busca realizar uma educação fora dos muros da escola. Através de convênios, a prefeitura consegue utilizar vários outros espaços para realizar suas atividades educacionais. São atendidas 500 crianças que recebem 04 refeições por dia.
Bahia
Salvador – a partir do ano 2000 iniciaram-se recuperações do Centro de Educação Carneiro Ribeiro, Escola Parque, idealizada por Anísio Teixeira. A escola conta com a parceria de ONG´s. Foram criados 05 centros de aprendizagem e produção que contam com programas de aceleração de aprendizagem, desenvolvimento de inteligências múltiplas e habilidades mentais, experimentação científica, integração da informática com as comunicações e consultoria com educadores que trabalharam com Anísio Teixeira, incluindo sua filha Anna Christina.
Pernambuco – adotaram o regime de horário integral na região metropolitana as seguintes escolas: Alto da Guabiraba, Lojistas do Recife, Professor João Batista Lippo Neto, Mércia Albuquerque Ferreira e Escola Municipal Monteiro Lobato, que conta com o apoio das prefeituras do recife e de Olinda para atender aos 466 alunos, oferecendo-lhes 03 refeições, aulas do currículo tradicional, língua estrangeira, artes e informática.
Rio Grande do Norte
Município de Canguaretama – possui duas escolas de tempo integral, os alunos contam com o acompanhamento profissional e aulas de dança, música, artes e aulas de reforço.
Maranhão – adotado o programa "Segundo Tempo" em março de 2005. O programa é resultado de um convênio com o Ministério dos Esportes. Busca democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte como instrumento educacional. São atendidos 10 mil alunos em 50 escolas de São Luís e 26 no interior.
Tocantins
Palmas – "Projeto de Escola em Tempo Integral" implantado em junho de 2005 na Escola Estadual XV de Novembro e CAIC – Centro de Apoio Integral à Criança.
Promovem o acesso e a permanência dos alunos na escola, desenvolvendo seu aspecto bio-psico-social. Adotam disciplinas de Filosofia e Tecnologia da Informação.
Amazonas
Manaus – Escola Estadual Petrônio Portela e Escola Marcantonio Vilaça. Possuem excelentes estruturas físicas e curriculares, salas climatizadas, biblioteca e área de lazer. Oferecem aulas de informática, dança, coral, espanhol e aulas de reforço.
Acre
Rio Branco – implantaram o "Projeto Segundo Tempo" em 2003. Mantêm parceria com o Ministério dos Esportes e da Educação, com o SESI, SESC, SENAI e Forças Armadas. Atendem 3600 alunos.
Não foram encontrados registros de escolas integrais nos estados do Espírito Santo, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Ceará, Piauí, Mato Grosso do Sul, Goiás, Pará, Roraima, Rondônia e Amapá.
Nosso estudo vincula-se a um tema bastante discutido no contexto atual do processo educacional. Ao enfatizarmos a Educação integral procuramos refletir sobre a importância do aumento da jornada diária de atividades escolares como uma solução para a busca da qualidade da educação, proporcionando uma formação do aluno como ser social capaz de conviver plenamente em sociedade respeitando assim as normas estabelecidas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DEWEY, John. Experiência e Educação. São Paulo: Nacional, 3ª ed., 1979.
RIBEIRO, Darcy. Nossa Escola não é uma Calamidade. Rio de Janeiro: Salamandra, 1984.
TEIXEIRA, Anísio. Educação não é Privilégio. São Paulo: Nacional, 4ª ed., 1977.






2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Por favor, como devo fazer referência a esse texto?
Forte abra;o
SMT

9:45 AM  
Anonymous Anônimo said...

báá, perdi 2;horas lendo isso, e é uma chatisse! aaf'


bjs'

7:09 PM  

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